quarta-feira, 9 de junho de 2010
Crítica a "Empresa Sensual"
Hoje, mais do que nunca, é tão ou mais importante parecer como ser. O embrulho passou a valer pelo menos, tanto como o conteúdo. “A Empresa Sensual” é isso – seduz, fideliza, subjuga o consumidor às modas que dita. Quanto mais sensual é uma marca, um produto, ou uma companhia, maiores são as suas receitas, maior é a sua exposição, e capacidade de cativar os clientes com ideias que se fossem lançadas por outro rival qualquer, nunca passariam do papel.
Jesus Veja de la Falla, antigo director de rescursos humanos da Inditex (dona da Zara), sabe do que fala. E do que escreve. Neste livro, analisa os atributos mais importantes de uma empresa sensual e revela algumas das técnicas mais infalíveis para seduzir os clientes, levando-os não só a consumir de “olhos fechados” os seus produtos, mas ainda a serem agentes publicitários poderosíssimos e não remunerados!
O papel dos empregados também não é esquecido, nem poderia ser, uma vez que o autor liderava precisamente os recursos humanos de uma das empresas espanholas mais bem sucedidas a nível internacional.
Quando se trabalha para uma Zara, para um Google, ou para uma Apple, será que se podia fazer as tarefas sem um sorriso no rosto? Poder, podia, mas não era a mesma coisa.
Os Meus Livros, Junho de 2010
terça-feira, 1 de junho de 2010
Novidades para Junho
A Bola Não Entra por Acaso
O Que o Futebol Tem a Ensinar à Gestão
Ferran Sorian
Este é muito mais do que um livro sobre futebol ou sobre gestão. Se quer entender a lógica oculta que rege as decisões tomadas num clube de futebol, ou se procura ideias inovadoras para aplicar no seu trabalho, este livro é para si. Aqui encontrará tudo aquilo que não se revela na imprensa desportiva… nem na económica.
Ferran Soriano foi vice-presidente do Futebol Club Barcelona de 2003 a 2008, um vibrante período de «revolução» durante o qual o Barça se transformou num dos clubes mais rentáveis e bem-sucedidos do mundo… Tratando-se, na verdade, de «muito mais que um clube»! E esta «revolução» deveu-se sobretudo a uma mudança na filosofia de gestão. Analisando aspectos como os estilos de liderança dos treinadores, as difíceis negociações com os jogadores e as estratégias das equipas rivais, Soriano apresenta conclusões relevantes que permitem responder a questões universais: Como se constrói uma equipa vencedora? Como se fecha uma negociação com sucesso? Como se gere o capital humano de talento extraordinário? Como se pode inovar de forma prática e eficiente?
A Bola Não Entra por Acaso contém ainda várias anedotas e histórias reais inspiradoras e divertidas que vão fascinar tanto os fãs do futebol como os profissionais da gestão.
Sobre o Autor:
Ferran Soriano (Barcelona, 1967) foi director-geral executivo e vice-presidente do Futbol Club Barcelona entre 2003 e 2008. Ocupa presentemente o cargo de presidente da Spanair, a segunda maior companhia aérea espanhola. É formado em Ciências Empresariais e tem um MBA pela ESADE. Tem mais de 20 anos de experiência profissional na indústria de produtos de consumo, telecomunicações e entretenimento. Foi consultor, executivo e gestor em empresas como The Mac Group e Gemine Consulting. Realiza conferências em todo o mundo e colabora com diversas publicações de prestígio na àrea da gestão e da economia.
«O livro de Ferran Soriano é um trabalho sério, inteligente, útil e convincente.»
La Vanguardia
«Está farto dos enfadonhos livros sobre estratégia empresarial, gestão de recursos humanos e liderança produtiva? Quando chega a casa, a maneira mais fácil de “desligar” do trabalho é ver um bom jogo de futebol na televisão? Então, este livro é para si. Uma obra agradável, daqueles que se lê de um só fôlego. (…)
É bem verdade que “pilotar” uma instituição desportiva hoje em dia não difere muito de dirigir uma empresa que opera em vários mercados nacionais e internacionais. Soriano teve a oportunidade de fazer ambas as coisas. E tem o talento de descrever essa experiência com um estilo directo, próximo do leitor, didáctico e sobretudo muito divertido.»
El Economista
ISBN: 978-989-811-559-1; 240 pág.; € 17,00
Lançamento: 18 de Junho
O Que Faria o Google?
Jeff Jarvis
O empreendedor e bloguista pioneiro Jeff Jarvis apresenta neste livro (que é em parte uma profecia, em parte uma experimentação intelectual, em parte um manifesto e em parte um manual de sobrevivência) diversas regras de gestão – e de vida!, – elaboradas a partir da história e da performance da Google, a empresa com o crescimento mais veloz de sempre. Ao mesmo tempo, revela e analisa a nova visão do mundo da geração XD, que desafia e destrói as práticas de mercado estabelecidas, mas ao mesmo tempo abre novas janelas de oportunidade. As suas revelações são surpreendentes, imaginativas, práticas e, acima de tudo, visionárias, oferecendo vislumbres de como tudo e todos – das empresas aos governos, das nações aos indivíduos – têm de evoluir na era Google.
Um livro surpreendente e revelador que, no fim de contas, não é só sobre a Google… é sobre si!
«Pare. Espere. Você tem nas mãos um objecto raro, a obra de um autêntico visionário, alguém disposto a desafiar o statu quo. Daqui a cinco anos, muitas pessoas vão arrepender-se de não ter lido este livro agora. Não cometa esse erro – a Google não o faria!»
Seth Godin
«Observador astuto da tecnologia e dos media, Jarvis mostra-nos que temos muito a aprender com a Google e com a sua determinação em mudar a forma como se faz negócio em todas as áreas.»
Financial Times
«A investigação de Jarvis vale muito a pena ser lida. A Internet não se desliga, por isso este livro vai sempre ser útil, a curto e a longo prazo.»
Wall Street Journal
«Com base no sucesso da Google, Jarvis analisa diversos aspectos de um novo mundo empresarial centrado no cliente, gerado por utilizadores, orientado para nichos de mercado, personalizado e colaborativo. Os seus comentários são estimulantes e a discussão acerca de como as empresas, sobretudo as de media e entretenimento, podem evoluir e lucrar por usarem as estratégias da Google, é fascinante.»
Publishers Weekly
«Jarvis, colunista e bloguista de media, apresenta as suas ideias para sobreviver e prosperar na era da Internet, com um novo conjunto de regras para tecnologias em desenvolvimento bem como para diversas indústrias (retalho e serviços, por exemplo). Aprendemos com o presente livro que actualmente são os clientes que mandam: em qualquer parte do mundo as pessoas podem encontrar-se para apoiar – ou opor-se – a uma empresa, a conversa privada substitui o marketing, e a abertura é a chave do sucesso. Jarvis apresenta observações que nos fazem pensar e exemplos muito interessantes de pessoas e empresas que procuram participar plenamente da cultura de Internet e aproveitar ao máximo as oportunidades que esta oferece.»
Booklist
Sobre o Autor:
Jeff Jarvis é autor do blogue sobre Internet e media BuzzMachine.com e é colaborador do jornal Guardian. Foi criador e editor da revista Entertainment Weekly. É professor catedrático na faculdade de pós-graduação em Jornalismo da City University de Nova Iorque. Foi considerado um dos cem líderes de media a nível mundial pelo Fórum Económico Mundial de Davos.
«Jarvis, dono do influente blogue BuzzMachine, apresenta aqui as máximas das estratégias de sucesso da Google que, por vezes, podem parecer chavões (O grátis é um modelo de negócio! A abundância é a nova escassez! A autocorrecção fortalece a criatividade!) mas que são, na verdade, sugestões muito práticas.»
Time Magazine
«A Google é mais que uma empresa, representa toda uma nova forma de pensar. Jarvis fez, com este livro, algo realmente importante: aplicou essa nova abordagem à gestão e à cultura empresarial da Google, revelando como ela é inovadora.»
Chris Anderson, autor de A Cauda Longa e Free
ISBN: 978-989-811-543-0; 296 pág.; € 19,95
Lançamento: 18 de Junho
segunda-feira, 3 de maio de 2010
Novidades para Maio
A Arte de Inventar Profissões
Como Destacar-se num Mercado Laboral em Crise
Sergio Bulat
Não basta saber quem mexeu no seu queijo… Para alcançar o verdadeiro sucesso, é preciso tomar as rédeas da sua vida profissional e pôr a criatividade a render.
Num mercado laboral marcado pela crise e pela constante mudança, só os mais criativos sobrevivem. Contudo, hoje em dia fala-se muito de instabilidade e precaridade, e muito pouco de renovação e criação.
Inventar uma profissão, criar outra forma de fazer as coisas, será a grande competência profissional do futuro – e isto aplica-se tanto a jovens recém-formados como a profissionais em processo de transição ou a reformados que queiram continuar a trabalhar.
A ideia de entrar numa empresa enquanto jovem e continuar a trabalhar nela até à reforma já há muito que deixou de fazer qualquer sentido. E mesmo a formação profissional mais rica e diversificada de pouco serve se não se souber aplicá-la correctamente. Hoje em dia, verifica-se que os profissionais de maior sucesso são aqueles que souberam encontrar ou criar as melhores oportunidades através de ocupações, especializações ou profissões únicas. Procurando algo que os destaque e diferencie, estes profissionais inventaram as suas profissões e assim desenvolveram-se mais – tanto pessoal como profissionalmente.
A Arte de Inventar Profissões tenta inspirar, através de exemplos e ideias práticas, todos os trabalhadores a estar atentos às mudanças no sector laboral para as poderem aproveitar em seu benefício.
Sobre o autor:
Sergio Bulat é advogado com especialização em resolução de conflitos. É master em Jornalismo e presentemente trabalha na área editorial, como escritor, editor e coach literário (uma profissão que ele próprio inventou).
Elogios:
«Através de conselhos práticos e exemplos de empreendedores que aproveitaram a mudança no seu ambiente profissional para criar uma nova profissão, Sergio Bulat oferece uma resposta criativa às dificuldades que a crise actual apresenta.»
ABC
«“Para se ser insubstituível, tem de se ser sempre diferente”, dizia Coco Chanel, e com razão. Numa altura em que o desemprego aumenta de maneira assustadora, Sergio Buat propõe uma estratégia para nos destacarmos no mundo profissional, aproveitarmos as oportunidades que nos oferece a sociedade de consumo e inventar uma profissão na qual nos destaquemos e sejamos únicos, potenciando as nossas capacidades diferenciadoras. Para além de possivelmente gerar emprego, esta estratégia oferece também uma fonte de satisfação pessoal.»
La Vanguardia
978-989-811-547-8; 136 pág.; € 16,00
Lançamento: 7 de Maio
.
quarta-feira, 7 de abril de 2010
Novidades de Abril
A Empresa Sensual
Seduz e Apaixona Clientes, Empregados e Investidores
Jesús Vega de la Falla
Antes da eficácia, do lucro ou da expansão, há uma coisa a que uma empresa deve aspirar: ser sexy. O verdadeiro segredo do sucesso é a paixão do empreendedor, que se reflecte em quão sedutora é a sua empresa… Vivemos numa época marcada pela mudança e pela rapidez com que ela acontece. Quer como consumidores quer como trabalhadores, somos cada vez mais inteligentes, exigentes e infiéis. As empresas procuram continuamente formas de melhorar os seus produtos, preços, custos e condições laborais, mas ainda assim os empregados e clientes evitam cada vez mais o compromisso com as empresas. Contudo, há um tipo de empresa que consegue fidelizar clientes e empregados de forma consistente, seduzindo-os, cativando-os, envolvendo-os com o seu charme único. Marcados por uma fidelidade quase inquebrável, os seus clientes transformam-se em agentes publicitários e os empregados em colaboradores ávidos. Trata-se da empresa sensual. Zara, Starbucks, Apple, Google: exemplos paradigmáticos de empresas sensuais. Neste livro, são analisados os seus atributos mais cativantes e as suas técnicas de… sedução.
«A sedução chega ao escritório. O antigo director de Recursos Humanos da Inditex fala sobre as melhores fórmulas para gerar vínculos entre a empresa e o cliente. A atracção e retenção do talento abandonam o seu frio significado para falar de compromisso e fidelidade.»
ABC
Críticas de imprensa:
«Um livro original, directo, com ideias e propostas claras e fundamentadas, e também provocante.»
El Mundo
«Muitas grandes empresas tentam manter a mesma estratégia a nível mundial, com resultados variáveis. Vega de la Falla parte da sua experiência em várias empresas para explicar porque é que umas conseguem atrair e fidelizar clientes e outras, por muito que tentem, não conseguem.»
La Gaceta de los Negocios
«Os consumidores e os colaboradores são cada vez mais exigentes e infiéis. As empresas procuram formas de melhorar os seus produtos e preços, mas tanto os clientes como os colaboradores evitam o compromisso. Apenas um tipo de empresa o consegue obter: a empresa sensual. Este livro revela os seus atributos e técnicas de sedução.»
El Economista
Sobre o autor:
Jesús Vega de la Falla foi director de recursos humanos do grupo Inditex, onde contribuiu para a sua expansão em mais de 60 países. Como profissional e director de RH trabalhou também no banco Santander e na Hewlett-Packard. Presentemente é consultor e assessor de várias empresas, todas bastante sensuais.
ISBN: 978-989-811-538-6; 192 pág.; € 16,00
sexta-feira, 5 de março de 2010

Como Ter Lucro e Mudar o Mundo
10 Estratégias para Ganhar Dinheiro e Ajudar Quem Mais Precisa
Chip Conley e Eric Friedenwald-Fishman
«Chip Conley não se limita a escrever sobre responsabilidade social; ele pratica-a.»
Seth Godin
O marketing pode resumir-se em uma palavra: relacionamentos. As pessoas não querem que lhes vendam coisas; querem criar relacionamentos. Por isso, a questão fundamental que todas as empresas se deviam colocar é: «Que tipo de relacionamentos estamos a criar com os nossos clientes?»
O marketing tradicional baseava-se em vender produtos e serviços; a tarefa dos marketers era criar – e satisfazer – necessidades. Tendo em conta que vivemos num mundo assolado pela «poluição publicitária», já não basta «promover» produtos. Com um mundo de consumidores cada vez mais informados e interligados, o relacionamento entre empresa e cliente já não é dominado pela empresa.
Neste novo universo comercial, só um tipo de empresa pode ter garantias de sucesso: a empresa socialmente responsável. Ao longo da última década, mesmo as empresas de maior sucesso têm descoberto que as boas práticas trazem bons resultados (financeiros). Em Como Ter Lucro e Mudar o Mundo, dois dos maiores especialistas dos nossos dias em empreendedorismo e marketing oferecem um guia prático para incorporar a responsabilidade nas estratégias de marketing da sua empresa.
Sobre os autores:
Chip Conley é o fundador e director executivo da Joie de Vivre Hospitality, a segunda maior cadeia de hotéis boutique dos EUA. Chip começou como um verdadeiro rebelde: aos 26 anos de idade – com um MBA pela universidade de Stanford, mas sem qualquer experiência de hotelaria ou imobiliária – comprou um velho motel que alugava quartos à hora numa zona duvidosa de São Francisco. Passados mais de 20 anos, a Joie de Vivre tem mais de 40 hotéis, spas e restaurantes, todos premiados pelo seu design e qualidade.
Chip é autor de vários livros sobre liderança, inovação e responsabilidade empresarial. Como orador, é consultado por algumas das empresas de maior destaque em todo o mundo. É fundador do evento de caridade Celebrity Pool Toss, que angaria fundos para iniciativas educativas com jovens em zonas desprivilegiadas de São Francisco.
www.chipconley.com
Eric Friedenwald-Fishman é presidente e director criativo do Metropolitan Group, uma das principais agências de comunicação estratégica e marketing social dos EUA. Foi um dos criadores da Public Will Building Framework, uma ferramenta de comunicação estratégica para gerar desenvolvimento social sustentável.
ISBN: 978- 989-811-520-1; 250 pág.; € 16,90
quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010
Quem Matou a Mudança
Resolver o Mistério de Liderar Pessoas através da Mudança
Ken Blanchard
John Britt
Judd Hoekstra e Pat Zigarmi
«Este livro oferece uma perspectiva única sobre a mudança – e o nosso mundo precisa verdadeiramente de mudança eficaz.»
Spencer Johnson, autor de Quem Mexeu no Meu Queijo?
Todos os dias, empresas em todas as partes mundo tentam implementar iniciativas de mudança institucional. Muitas vezes são processos amplos e de custo elevado. Contudo, 50 a 70% deles falham. Alguns sofrem de «morte súbita», mas muitos têm uma morte lenta e dolorosa… Está na altura de resolver o mistério: quem anda a matar a mudança?
Ken Blanchard, autor de diversos best-sellers internacionais da área de gestão, inaugura com este livro um novo género: o «policial de gestão». Quem Matou a Mudança? é uma divertida parábola que narra as investigações do agente Miguel Meireles. Chamado a uma empresa para investigar a morte de mais uma mudança, o agente Meireles vê-se confrontado com uma lista curiosa de suspeitos, entre eles a líder míope Vitória Visão, a gestora sempre apressada Ermelinda Urgência e uma executiva chamada Clara Comunicação (que ninguém consegue perceber).
A solução deste mistério vai certamente surpreendê-lo… e inspirá-lo a tornar-se um agente de mudança eficaz no seu próprio local de trabalho.
Descubra mais em www.whokilledchange.com
Sobre os autores:
Ken Blanchard é um dos conferencistas e autores mais influentes do mundo na área da gestão. É autor de mais de 40 best-sellers, publicados em 30 idiomas e com mais de 20 milhões de exemplares vendidos só nos EUA. Com o seu clássico O Gestor-Minuto, publicado originalmente há mais de 20 anos, revolucionou o mundo da administração e continua a dinamizar empresas – e pessoas! – em todo o mundo.
Poucos tiveram o impacto que Ken Blanchard teve na gestão do capital humano e no aumento da eficácia organizacional. É director executivo (e espiritual) das The Ken Blanchard Companies, Inc., uma empresa de formação e consultadoria que fundou em 1979, com a sua mulher, Marjorie Blanchard. Entre os seus clientes, encontram-se empresas como a Amway, a Dow Corning, a Eastman Kodak, a General Motors, a IBM e a Kmart.
Num estudo realizado pela Accenture, Ken Blanchard foi identificado como um dos 50 maiores gurus da gestão a nível mundial, a par de personalidades como Stephen Covey, Edward de Bono, Peter Drucker, Daniel Goleman, Philip Kotler, Michael Porter e Alvin Toffler.
www.kenblanchard.com
John Britt é consultor e há mais de 20 anos que ajuda diversas empresas de renome a lidar com processos de mudança e transição. É partner da empresa de consultoria Mountjoy & Bressler.
Judd Hoekstra é um dos maiores especialistas em mudança das Ken Blanchard Companies. Co-autor do programa Leading People Through Change, lidera diversas equipas de consultores para alguns dos clientes de maior renome da empresa. É co-autor, com Ken Blanchard, do livro Leading at a Higher Level.
Pat Zigarmi é sócia fundadora das Ken Blanchard Companies, onde presentemente ocupa o cargo de vice-presidente de business development. É co-autora, com Ken Blanchard, de Leading at a Higher Level e Leadership and the One-Minute Manager.
ISBN: 978-989-811-550-8; 136 pág.; € 15,00
segunda-feira, 14 de dezembro de 2009
