terça-feira, 1 de junho de 2010

Novidades para Junho



A Bola Não Entra por Acaso

O Que o Futebol Tem a Ensinar à Gestão
Ferran Sorian

Este é muito mais do que um livro sobre futebol ou sobre gestão. Se quer entender a lógica oculta que rege as decisões tomadas num clube de futebol, ou se procura ideias inovadoras para aplicar no seu trabalho, este livro é para si. Aqui encontrará tudo aquilo que não se revela na imprensa desportiva… nem na económica.

Ferran Soriano foi vice-presidente do Futebol Club Barcelona de 2003 a 2008, um vibrante período de «revolução» durante o qual o Barça se transformou num dos clubes mais rentáveis e bem-sucedidos do mundo… Tratando-se, na verdade, de «muito mais que um clube»! E esta «revolução» deveu-se sobretudo a uma mudança na filosofia de gestão. Analisando aspectos como os estilos de liderança dos treinadores, as difíceis negociações com os jogadores e as estratégias das equipas rivais, Soriano apresenta conclusões relevantes que permitem responder a questões universais: Como se constrói uma equipa vencedora? Como se fecha uma negociação com sucesso? Como se gere o capital humano de talento extraordinário? Como se pode inovar de forma prática e eficiente?

A Bola Não Entra por Acaso contém ainda várias anedotas e histórias reais inspiradoras e divertidas que vão fascinar tanto os fãs do futebol como os profissionais da gestão.


Sobre o Autor:
Ferran Soriano (Barcelona, 1967) foi director-geral executivo e vice-presidente do Futbol Club Barcelona entre 2003 e 2008. Ocupa presentemente o cargo de presidente da Spanair, a segunda maior companhia aérea espanhola. É formado em Ciências Empresariais e tem um MBA pela ESADE. Tem mais de 20 anos de experiência profissional na indústria de produtos de consumo, telecomunicações e entretenimento. Foi consultor, executivo e gestor em empresas como The Mac Group e Gemine Consulting. Realiza conferências em todo o mundo e colabora com diversas publicações de prestígio na àrea da gestão e da economia.


«O livro de Ferran Soriano é um trabalho sério, inteligente, útil e convincente.»
La Vanguardia

«Está farto dos enfadonhos livros sobre estratégia empresarial, gestão de recursos humanos e liderança produtiva? Quando chega a casa, a maneira mais fácil de “desligar” do trabalho é ver um bom jogo de futebol na televisão? Então, este livro é para si. Uma obra agradável, daqueles que se lê de um só fôlego. (…)
É bem verdade que “pilotar” uma instituição desportiva hoje em dia não difere muito de dirigir uma empresa que opera em vários mercados nacionais e internacionais. Soriano teve a oportunidade de fazer ambas as coisas. E tem o talento de descrever essa experiência com um estilo directo, próximo do leitor, didáctico e sobretudo muito divertido.»
El Economista

ISBN: 978-989-811-559-1; 240 pág.; € 17,00
Lançamento: 18 de Junho



O Que Faria o Google?

Jeff Jarvis

O empreendedor e bloguista pioneiro Jeff Jarvis apresenta neste livro (que é em parte uma profecia, em parte uma experimentação intelectual, em parte um manifesto e em parte um manual de sobrevivência) diversas regras de gestão – e de vida!, – elaboradas a partir da história e da performance da Google, a empresa com o crescimento mais veloz de sempre. Ao mesmo tempo, revela e analisa a nova visão do mundo da geração XD, que desafia e destrói as práticas de mercado estabelecidas, mas ao mesmo tempo abre novas janelas de oportunidade. As suas revelações são surpreendentes, imaginativas, práticas e, acima de tudo, visionárias, oferecendo vislumbres de como tudo e todos – das empresas aos governos, das nações aos indivíduos – têm de evoluir na era Google.


Um livro surpreendente e revelador que, no fim de contas, não é só sobre a Google… é sobre si!

«Pare. Espere. Você tem nas mãos um objecto raro, a obra de um autêntico visionário, alguém disposto a desafiar o statu quo. Daqui a cinco anos, muitas pessoas vão arrepender-se de não ter lido este livro agora. Não cometa esse erro – a Google não o faria!»
Seth Godin

«Observador astuto da tecnologia e dos media, Jarvis mostra-nos que temos muito a aprender com a Google e com a sua determinação em mudar a forma como se faz negócio em todas as áreas.»
Financial Times

«A investigação de Jarvis vale muito a pena ser lida. A Internet não se desliga, por isso este livro vai sempre ser útil, a curto e a longo prazo.»
Wall Street Journal

«Com base no sucesso da Google, Jarvis analisa diversos aspectos de um novo mundo empresarial centrado no cliente, gerado por utilizadores, orientado para nichos de mercado, personalizado e colaborativo. Os seus comentários são estimulantes e a discussão acerca de como as empresas, sobretudo as de media e entretenimento, podem evoluir e lucrar por usarem as estratégias da Google, é fascinante.»
Publishers Weekly

«Jarvis, colunista e bloguista de media, apresenta as suas ideias para sobreviver e prosperar na era da Internet, com um novo conjunto de regras para tecnologias em desenvolvimento bem como para diversas indústrias (retalho e serviços, por exemplo). Aprendemos com o presente livro que actualmente são os clientes que mandam: em qualquer parte do mundo as pessoas podem encontrar-se para apoiar – ou opor-se – a uma empresa, a conversa privada substitui o marketing, e a abertura é a chave do sucesso. Jarvis apresenta observações que nos fazem pensar e exemplos muito interessantes de pessoas e empresas que procuram participar plenamente da cultura de Internet e aproveitar ao máximo as oportunidades que esta oferece.»
Booklist

Sobre o Autor:
Jeff Jarvis é autor do blogue sobre Internet e media BuzzMachine.com e é colaborador do jornal Guardian. Foi criador e editor da revista Entertainment Weekly. É professor catedrático na faculdade de pós-graduação em Jornalismo da City University de Nova Iorque. Foi considerado um dos cem líderes de media a nível mundial pelo Fórum Económico Mundial de Davos.

«Jarvis, dono do influente blogue BuzzMachine, apresenta aqui as máximas das estratégias de sucesso da Google que, por vezes, podem parecer chavões (O grátis é um modelo de negócio! A abundância é a nova escassez! A autocorrecção fortalece a criatividade!) mas que são, na verdade, sugestões muito práticas.»
Time Magazine

«A Google é mais que uma empresa, representa toda uma nova forma de pensar. Jarvis fez, com este livro, algo realmente importante: aplicou essa nova abordagem à gestão e à cultura empresarial da Google, revelando como ela é inovadora.»
Chris Anderson, autor de A Cauda Longa e Free

ISBN: 978-989-811-543-0; 296 pág.; € 19,95
Lançamento: 18 de Junho

Sem comentários: