sexta-feira, 2 de julho de 2010

Novidades de Julho


Ubuntu!

Uma História Inspiradora Sobre Uma Tradição Africana de Colaboração e Trabalho de Equipa
Stephen Lundin e Bob Nelson

Uma história poderosa com base na filosofia africana de trabalho em equipa e colaboração que tem o poder de transformar as nossas relações profissionais e pessoais.
John Peterson, o novo director de um departamento de crédito numa grande empresa, está com dificuldades no seu trabalho. A sua equipa não está a trabalhar tão bem quanto seria necessário e o departamento arrisca-se a não cumprir os seus objectivos. A única solução que John vê é assumir mais responsabilidades e fazer ele mesmo o trabalho que falta – à custa de noites e fins-de-semana.
Quando um membro da sua equipa começa a ficar até mais tarde para lhe fazer companhia – um jovem vindo de uma pequena aldeia africana – aprende o poder da tradição ancestral africana de Ubuntu! Pouco a pouco, John começa a mudar a forma como encara o seu trabalho, a sua equipa, e até a sua vida.
Uma narrativa cativante e inovadora com uma mensagem profundamente original para o mundo empresarial contemporâneo, Ubuntu! revela as estratégias mais eficazes para ultrapassar os receios, inseguranças e o egocentrismo que permeia os nossos ambientes de trabalho, substituindo-os com uma cultura de respeito e colaboração.

Sobre os autores:
Stephen Lundin é autor do best-seller internacional Fish (Presença, 2002). É um conferencista e consultor de renome mundial.

O Dr. Bob Nelson é presidente da Nelson Motivation Inc., uma empresa de consultoria e formação de gestão. É autor de diversas obras acerca de gestão e liderança, incluindo Não Faça o Que Eu Mando, e as obras da série “1001 Ways”, que já venderam, no seu conjunto, mais de um milhão de exemplares. É co-autor de A Bíblia da Gestão e de Vive em San Diego, na California.

ISBN: 978-989-811-554-6; 144 pág.; € 15,50
Lançamento: 9 de Julho



Riquistão
Uma Viagem Pela Vida dos Novos Ricos
Robert Frank

Há um novo país a emergir. Por enquanto, está a desenvolver-se dentro das fronteiras dos EUA, mas já se está a expandir também para a China, a Índia e alguns países árabes. É um país com uma população superior à da Dinamarca ou da Bélgica, composta inteiramente por milionários (mas atenção: quem tenha um milhão para gastar não é milionário, mas apenas «abastado»; para se pertencer a este país, tem de se ter, no mínimo dos mínimos, um capital descartável de um bilião). A origem das suas fortunas é diversa – desde especulação imobiliária a empresas na Internet, da agricultura à banca – mas é sempre acumulada rapidamente e cria riqueza de forma exponencial. Cuidar, manter, aumentar, perpetuar – e gastar – estas fortunas é a missão da vida destes novos milionários.
Bem-vindo ao Riquistão, a pátria dos novos novos-ricos, milionários de primeira geração. Não são aristocratas, não são de boas famílias, como os Rockeffeler ou os Guggenheim, nem sequer, em muitos casos, eram de classe média; são empresários que, com uma mistura de sorte e visão, conseguiram acumular milhões de dólares de capital descartável. E gastam-no tanto em Rolls Royces, iates e festas como em pessoal para gerir as suas fortunas (algumas casas de riquistaneses têm uma organização mais complexa que muitas empresas), em filantropia (embora prefiram contribuir para organizações de caridade com fins lucrativos) e em política. Riquistão lê-se como um divertido romance ou um guia de viagem, mas constitui também uma reflexão séria e profunda acerca das origens da riqueza na nossa sociedade e sobre o futuro da economia mundial.

Sobre o autor:
Robert Frank é jornalista do Wall Street Journal há mais de 13 anos. Escreve uma coluna semanal e um blogue, The Wealth Report. Fez parte de uma equipa de repórteres premiada com o Overseas Press Club Award pela sua cobertura de economias em vias de desenvolvimento.

Elogios:
«Quando Frank, colunista do Wall Street Journal, começou a reparar que o número de americanos ricos tinha crescido para mais do dobro na última década, e que eles começavam a agrupar-se em enclaves, decidiu investigar esta nova sociedade, onde um bilião de dólares mal dá para pôr o pé na porta. Os riquistaneses consideram-se pessoas normais que, por acaso, têm muito dinheiro, mas vivem num mundo onde as pessoas compram barcos só para transportar os seus carros e helicópteros atrás do seus iates, e encomendar um forro de pele de crocodilo para o assento da sanita não espanta ninguém. Mas Frank não se concentra apenas no consumismo desenfreado. Fala com filantropos que aplicam os seus princípios de investimento às suas doações de caridade e com angariadores de fundos para políticos que usaram os seus milhões para alterar a legislação estadual. Também fala com pessoas para quem a riqueza súbita se transformou num fardo e que vão a reuniões de grupos de investidores que mais parecem sessões de psicoterapia. Nas páginas finais, Frank reflecte sobre a crescente separação entre o Riquistão e o resto do mundo. Este livro cria a sensação de se estar num grand tour, e o estilo de Frank é leve e elegante.»
Publishers Weekly

«Todo o bom jornalismo é, na verdade, literatura de viagem. Um autor prepara-se para uma história como um correspondente o faz. Compra mapas, aprende a língua, confraterniza com os nativos, e depois escreve. Foi o que Robert Frank fez.»
New York Times

ISBN: 978-989-811-535-5; 264 pág.; € 19,90
Lançamento: 9 de Julho

Sem comentários: